sexta-feira, 19 de agosto de 2016

DIVIRTA-SE (92)

Padrões em cubos

Na ilustração são mostrados quatro tipos de cubos. Seus padrões são desenhados com linhas pretas. Qual deles você pode desenhar sem tirar o lápis do papel e nem passar pela mesma linha duas vezes?




domingo, 7 de agosto de 2016

*APASTAMBA

Data de Nascimento: cerca de 600 aC na Índia
Morreu em: cerca de 600 aC na Índia

Para escrever uma biografia de Apastamba é essencialmente impossível, já que nada se sabe sobre ele, exceto que ele era o autor de um Sulbasutra que é certamente mais tarde do que o Sulbasutra de Baudhayana. Além disso, seria justo dizer que Sulbasutra de Apastamba é o mais interessante de um ponto de vista matemático. Não sabemos datas de Apastamba com precisão suficiente para sequer imaginar em um tempo de vida para ele, que é por isso que temos dado o mesmo ano de nascimento aproximada como o ano da morte.

Apastamba não era nem um matemático no sentido de que nós entendemos hoje, nem um escriba que simplesmente copiado manuscritos como Ahmes. Ele certamente teria sido um homem de aprendizado muito considerável, mas provavelmente não está interessado em matemática para seu próprio bem, apenas interessado em usá-lo para fins religiosos. Sem dúvida, ele escreveu o Sulbasutra prever regras para ritos religiosos e melhorar e expandir as regras que haviam sido dadas por seus antecessores. Apastamba teria sido um sacerdote védico instruindo as pessoas nas formas de conduzir os ritos religiosos que ele descreve.

A matemática dadas no Sulbasutras está lá para permitir a construção precisa de altares necessários para sacrifícios. É evidente a partir da escrita que Apastamba, bem como sendo um padre e um professor de práticas religiosas, teria sido um hábil artesão. Ele deve ter sido o próprio especialista na utilização prática da matemática que ele descreveu como um artesão que se construiu altares de sacrifício da mais alta qualidade.

Os Sulbasutras são discutidos em detalhe no artigo Sulbasutras Indiana. Abaixo damos um ou dois detalhes de Sulbasutra de Apastamba. Este trabalho é uma versão expandida do que de Baudhayana. O trabalho de Apastamba consistiu em seis capítulos, enquanto o trabalho anterior de Baudhayana continha apenas três.

A equação linear geral foi resolvido em Sulbasutra do Apastamba. Ele também dá um valor notavelmente precisas para √2 designadamente

1 + 1/3 + 1 / (3 × 4) - 1 / (3 × 4 × 34).

o que dá uma resposta correta para cinco casas decimais. Uma maneira possível que Apastamba poderia ter chegado a este resultado notável é descrito no artigo indiana Sulbasutras.

Bem como o problema da quadratura do círculo, Apastamba considera o problema de dividir um segmento em 7 partes iguais. O artigo [3] examina em detalhe uma reconstrução da versão de Apastamba desses dois problemas.

Texto adaptado de um artigo por: J J O'Connor e E F Robertson
nov 2000
MacTutor História da Matemática