Nascido a cerca de 1680 aC no Egito
Falecido aproximadamente em 1620 aC no Egito
Ahmes é o escriba que escreveu o Papiro Rhind (nomeado assim após o egiptólogo escocês Alexander Henry Rhind que foi para Tebas por motivos de saúde, ter-se interessado em terraplenagem e comprado o papiro no Egito, em 1858).
Ahmes alega não ser o autor da obra, sendo, segundo ele, apenas um escriba. Ele diz que o material provém de um trabalho anterior de cerca de 2000 aC.
O papiro é a nossa principal fonte de informação sobre a matemática egípcia. A Frente contém divisão de 2 pelos números ímpares de 3-101, em frações de unidade e os números de 1 a 9 por 10. O Verso tem 87 problemas sobre as quatro operações, solução de equações, progressões, os volumes de espigueiros, a regra dos dois terços, etc
O Papiro Rhind, que entrou para o Museu Britânico em 1863, é às vezes chamado de "papiro Ahmes 'em honra de Ahmes. Nada se sabe de Ahmes que não as suas próprias observações no papiro.
Testo adaptado de um artigo de JJ O'Connor e Robertson EF
MacTutor História da Matemática
1. O que você achou do texto?
ResponderExcluirLegal,deu pra descobrir um pouco sobre a vida de AHMES.
2. O que mais te chamou atenção na história dessa pessoa? Por quê?
Foi o caso dele ter sido o escriba que escreveu o Papiro Rhind e ter alegado não ser o autor da obra.Porque ele poderia muito bem falar que foi ele o autor,mas ele não disse.
3. Em sua opinião, qual a importância dessa pessoa para a Matemática?
Como o texto diz,o livro que ele escreveu,O papiro é a nossa principal fonte de informação sobre a matemática egípcia.Só isso já diz muita coisa!
ALUNA: Karine Cardoso Mendes Nº:18 SERIE/TURMA:2ºC
1. O que você achou do texto? LEGAL
ResponderExcluir2. O que mais te chamou atenção na história dessa pessoa?O papiro é a nossa principal fonte de informação sobre a matemática egípcia. A Frente contém divisão de 2 pelos números ímpares de 3-101, em frações de unidade e os números de 1 a 9 por 10. O Verso tem 87 problemas sobre as quatro operações, solução de equações, progressões, os volumes de espigueiros, a regra dos dois terços Por quê? CHAMOU MINHA ATENÇAO.
3. Em sua opinião, qual a importância dessa pessoa para a Matemática?QUE ELE FOI interessado em terraplenagem e comprado o papiro no Egito, em 1858
LARICE NUMERO:21 SERIE/TURMA:2:B
1. O que você achou do texto?
ResponderExcluirR:um pouco interessante.
2. O que mais te chamou atenção na história dessa pessoa?
R:ele ter sido honesto e falar que ja tinha existido um papiro semelhante ao que ele escreveu.
3. Em sua opinião, qual a importância dessa pessoa para a Matemática?
R:escrevendo esse papiro,ele ajudou a conhecer-mos a matematica egípcia.
Milena B. A.
Número:23 Série/turma:2D
Rayane 2B
ResponderExcluir1 legal
2 O papiro é a nossa principal fonte de informação sobre a matemática egípcia. Por Quê ? A Frente contém divisão de 2 pelos números ímpares de 3-101, em frações de unidade e os números de 1 a 9 por 10. O Verso tem 87 problemas sobre as quatro operações, solução de equações, progressões, os volumes de espigueiros, a regra dos dois terços.
3 que foi para Tebas por motivos de saúde, ter-se interessado em terraplenagem e comprado o papiro no Egito, em 1858.
Stephany Sousa Bastos N°:36 2°A
Excluir01-Achei bem interessante,e deu pra descobrir um pouco da vida dele.Coisa que eu nem sabia muito sobre ele,passei a saber um pouquinho mais.
02-Que ele era o escriba que tinha escrevi-do o Papiro Rhind,assim nomeado após o egiptólogo Alexander Henry Rhind que tinha ido para Tebas por motivos de saúde.O que eu achei nisso tudo,foi que por ele ter sido o escriba que escreveu Papiro e de ter admitido que não era o autor da obra,porque ele podia ter dito que era ele o autor,sendo que ele nem se importou com isso.
03-A que ele que tinha escrevi-do o livro,que era o Papino e que ele tinha se interessado em terraplenagem e que tinha comprado o Papino no Egito em 1858 e que ele hj é nossa principal fonte de informação sobre a matemática para nosso dia-a-dia nos estudos.
Jaqueline 18 2:B
ResponderExcluir1 INTERESSNTE
2 QUE O PAPIRO E A NOSSA PRINCIPAL FONTE DE INFORMAÇAO SOBRE A MATEMATICA EGIPCIA
3 QUE ELE FOI INTERESSADO POR TERRAPLENAGEM
Ariany Tomaz n° 04 turama 2° D
ResponderExcluir1. É um texto interessante e histórico.
2. O fato dele ter reconhecido que ele era apenas um escrivão, me chamou atenção também a idade da matemática.
2. Ele que escreveu o papiro com algumas informações matemáticas.
1.Legal.
ResponderExcluir2.O caso dele ter dito que não foi ele quem criou o papiro.
3.Pois ele e o descobridor do papiro que é uma grande informação sobre a matemática egípcia.
Taynah queiroz 2°C,n°34
Fernanda Martins
ResponderExcluir2°C Número:11
1-Muito interessante
2-o fato desse papiro conternvaliosas informações matematicas.
3-nos deixou informações de grande importância.
ALFREDO WALLEF MAIA RIBEIRO nº 02/ 2ºA
ResponderExcluir1) o texto é interessante
2)O papiro é a nossa principal fonte de informação sobre a matemática egípcia, Ahmes é o escriba que escreveu o Papiro Rhind (nomeado assim após o egiptólogo escocês Alexander Henry Rhind que foi para Tebas por motivos de saúde, ter-se interessado em terraplenagem e comprado o papiro no Egito, em 1858).
3)foi através dele que podemos descobrir a importância do papiro, O papiro é a nossa principal fonte de informação sobre a matemática egípcia.
1. O que você achou do texto? Interessante
ResponderExcluir2. O que mais te chamou atenção na história dessa pessoa? Por quê? Porque ele teve humildade, poque ele nao disse quem foi o autor, mais sim, ele disse que o material provém de um trabalho anterior de cerca de 2000 aC.
3. Em sua opinião, qual a importância dessa pessoa para a Matemática? por ele ter se interessado por terraplenagem e comprado o papiro no egito .
Rafaela Pimentel Aires _________ 2ºD
Thomas Wendel
ResponderExcluirN°:35 2°D
1*Chato não achei interessante.
2*Ele não ter assumido a autoria ,porque ele ganharia reconhecimento pelo seu trabalho caso tivesse assumido.
3*Teve um papel importante apesar de uma biografia chata ele escreveu a nossa principal fonte de informação da matemática egípcia.