quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

MATEMÁGICA? (12)

Pegue uma calculadora se precisar.

Pense em um número natural par ( 10 por exemplo).

Multiplique este número pelos seus dois sucessores ( no meu exemplo: 10 x 11 x 12 ).

Agora multiplique o número escolhido pelos seus dois antecessores ( no meu caso: 10 x 9 x 8 ).

Calcule o resultado da primeira multiplicação menos o resultado da segunda ( com o número que escolhi isso seria 1320 - 720 ).

Divida o que achou por 24.

Extraia a raiz quadrada da resposta da divisão.

O número que acabou de encontrar é metade do número par que você pensou no início!

Escolha outro número par e tente de novo. Funciona sempre!  


12 comentários:

  1. 01- Achei muito legal.Isso é umas das suas invenções professor? Mas tenho uma dúvidas. Só pode ser com os números naturais pares? Ecom os impares funciona?
    02-Não faço a miníma ideia.
    03-Em minha opinião, acho que tem a ver um pouco com análise combinatória. Emily 3º C nº 08

    ResponderExcluir
  2. Waldson Ribeiro Nascimento n:31 3 ''D''
    1)R=Bastante legal de se fazer...
    2)R=Porque multiplica,depois extrai a raiz,e é um vai e volta multiplicando...
    3)R=Não lembro..

    ResponderExcluir
  3. Livia da Silva Leite nº:15 turma: 3º D
    1) Muito interessante
    2) Acho que foi pelos numeros serem naturais
    3) Sim com Analise combinatoria e probabilidade

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo Elias N° 31 - 3°B

    1. interessante.
    2.porque esse calculo é meio que uma pegadinha , de certa maneira foi bolado para que a resposta seja a desejada
    3. não sei , se usei eu não me lembro

    ResponderExcluir
  5. * Zilmara Ribeiro Nascimento, N°: 33, 3°D.

    1) Achei muito interessante, legal e bem divertido..

    2) Acho que ocorreu este resultado porque os números são Naturais..

    3) Sim, acho que tem a ver com um pouco de Probabilidade.

    ResponderExcluir
  6. kesia lorrane alves da cruz 3 ano B N: 19
    1: Achei legal
    2: Nao sei!
    3:Não

    ResponderExcluir
  7. Ester Noemi Gonçalves da Silva 3B
    Interessante, tentei com o 12, 14 e 16 e deu certo!!

    ResponderExcluir
  8. Guilherme Tavares Viana 3ºC
    Achei muito interessante, pois deu certo com todos os números que realizei.Com os impares não dá certo porque não da exata a raiz quadrada de um numero impar.

    ResponderExcluir
  9. Guilherme Tavares Viana 3ºC
    Achei muito interessante, pois deu certo com todos os números que realizei.Com os impares não dá certo porque não da exata a raiz quadrada de um numero impar.

    ResponderExcluir
  10. Guilherme Tavares Viana 3ºC
    Achei muito interessante, pois deu certo com todos os números que realizei.Com os impares não dá certo porque não da exata a raiz quadrada de um numero impar.

    ResponderExcluir
  11. Érica Barbosa Alves - 3°H - N° 09
    Kkkkkkkk funciona mesmo, muito divertido!

    ResponderExcluir
  12. 3'B' Jessica Jhennyfer N: 16
    É interresante parece um pouco com analise combinatoria e probabilidade

    ResponderExcluir