segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Voto por voto...

Certo candidato, após as eleições de 3 de outubro, afixou faixa de agradecimento a seus eleitores onde se lia:

"Obrigado pelos 13.256 votos"

Você pode não ter percebido, mas, o número de votos do referido candidato é bastante interessante.

Veja só:

Primeiro separe o número em duas partes: 13 e 256.

Agora some os algarismos de 256: 2 + 5 + 6 = 13 !

Mas, não é só isso, não...

Tome o número 13 e eleve-o ao quadrado: 13² = 13 x 13 = 169.

Agora, some os algarismos de 169: 1 + 6 + 9 = 16

Finalmente, eleve 16 ao quadrado : 16² = 16 x 16 = 256 !!!

Percebeu? Uma verdadeira "amizade quadrática" ...

10 comentários:

  1. Desse jeito é bem intereçante,aprender matematica.
    Antes eu nao olhava os numeros assim
    agora ja começo a procurar formas pra ficar mais facil os calculos e talss =D

    vlws professor !

    ResponderExcluir
  2. Nathalia Xavier De Alarcão, 3 ano D,n:24
    1-muito legal.. *-*
    2-não, eu mesmo não. mais já vi o prof.marcos fazendo.
    3-sim...acho que qualquer numero natural pode dar certo.

    ResponderExcluir
  3. Waldson Ribeiro Nascimento n=31 3''D''
    1)R=Achei bastante detalhista e significativo.
    2)R=Não
    3)R=Com a mesma relação sim porquê afinal os números são infinitos.

    ResponderExcluir
  4. 01- Achei bastante interessante e muita coincidência;
    02-Eu mesmo não, mas já vi o prof. Marcos fazendo isso com as datas;
    03- Sim, em meu ponto de vista acho que pode dar certo com qualquer número. Emily 3º C Nº08

    ResponderExcluir
  5. Matheus de Paula Batista N°: 21 Serie/Turma: 3D

    1. O que você achou do texto?

    R: Muito interessante só não fiquei muito impressionado porque já vi um professor chamado Marcus fazer isso um monte de vezes.

    2. Você já havia feito cálculos como os que foram mostrados?

    R: Não mas vou criar um agora: 2014 => 2+0+1+4= 7 => Depois pegue os três primeiro números e multiplique-os 2x0x1= 2 Pegue o dois e multiplique pelo numero na soma de todos os algarismos que é o sete. 7x2= 14.Então vc terá a numero equivalente aos dois últimos algarismo do numero apresentado no começo, só consegui até aqui :)

    3. Você acredita que possam existir outros números com esta mesma relação?Justifique.

    R: Sim por que para os números existe infinitas formar de calculo diferente, possibilitando para que uma pessoa possa pegar qualquer número e criar relações entre ele através dos cálculos.

    ResponderExcluir
  6. 3ºA - Bruno Villachan

    Fabuloso, achei simplesmente irado a forma com que ele usou uma formula lógica para descobrir algo em comum com esses números, o que pode agilizar expressões com mais complexidade
    ÜAÜ

    ResponderExcluir
  7. 3°F - Henrique Cunha De Carvalho Souza

    Eu acho bem interessante que os números se aplicam em tudo nas nossas vidas. Eu nunca parei para fazer cálculos desta forma, mas alguns professores que já tive fizeram cálculos parecidos.

    ResponderExcluir
  8. Raiane Oliveira da Costa. N°:28. 3H
    Nossa muito legal.
    Bem interessante, existe uma verdadeira amizade rsrs'.
    Uma dúvida que fiquei:
    Só acontece com esse número?

    ResponderExcluir
  9. Rayara Oliveira dos Santos. Nº: 28 - 3º:"E"

    Achei muito legal, pois é interessante ver como em qualquer situação podemos "brincar" um pouco com a matemática, fazendo contas e se possível descobertas, assim como essa.

    ResponderExcluir
  10. Marcus Vinícius Duarte Almeida, 3ºD, Nº22

    Bem interessante, pois é possível encontrar os mesmos valores tendo um pouco de concentração

    ResponderExcluir