Jean Robert Argand
Data de Nascimento: 18 de julho de 1768 em Genebra, Suíça
Morte: 13 de agosto de 1822 em Paris , França
Jean- Robert Argand era um contador e guarda-livros em Paris , que era apenas um matemático amador. Pouco se sabe sobre sua origem e educação. Sabemos que seu pai era Jacques Argand e sua mãe Eves Canac . Além de sua data de nascimento, a data em que ele foi batizado é conhecido - 22 de julho 1768.
Entre os poucos outros fatos conhecidos de sua vida é um pouco de informação sobre seus filhos. Seu filho nasceu em Paris e continuou a viver lá, enquanto sua filha , Jeanne -Françoise - Dorothée -Marie- Elizabeth Argand , casado Félix Bousquet e eles viviam em Stuttgart.
Argand é famoso por sua interpretação geométrica dos números complexos , onde i é interpretado como uma rotação de 90 ° . O conceito de o módulo de um número complexo é também devido ao Argand mas de Cauchy , que utilizado o termo mais tarde , é geralmente tido como o originador este conceito. O diagrama de Argand é ensinado a maioria das crianças em idade escolar que estão estudando matemática e nome de Argand vai viver na história da matemática através deste importante conceito . No entanto , o facto de o seu nome está associada com esta interpretação geométrica de números complexos é apenas como resultado de uma sequência de eventos bastante estranho .
O primeiro a publicar essa interpretação geométrica dos números complexos foi Caspar Wessel . A idéia aparece na obra de Wessel , em 1787, mas não foi publicado até Wessel apresentou um documento para uma reunião da Royal Danish Academy of Sciences em 10 de março 1797. O documento foi publicado em 1799 , mas não notado pela comunidade matemática . O trabalho de Wessel foi redescoberto em 1895, quando Juel chamar a atenção para isso e , no mesmo ano , Sophus Lie republicado papel de Wessel .
Isso não é tão surpreendente quanto possa parecer à primeira vista desde Wessel foi um agrimensor . No entanto, Argand não era um matemático profissional ou, então, quando ele publicou a sua interpretação geométrica dos números complexos , em 1806 , era em um livro que ele publicou em particular às suas próprias custas . Seu conhecimento do comércio de livro permitiu-lhe colocar para fora esta pequena edição, mas seria de esperar que seja em um lugar menos perceptível do que o trabalho de Wessel , que afinal de contas foi publicado pela Academia Real da Dinamarca . Talvez ainda mais surpreendentemente , o nome de Argand nem sequer aparecem no livro de modo que era impossível identificar o autor .
A maneira que o trabalho de Argand ficou conhecido é bastante complicado . Legendre foi enviada uma cópia do trabalho e ele enviou para François Français embora nem conhecia a identidade do autor. Depois da morte de François Français , em 1810, seu irmão Jacques Français trabalhou em seus papéis e descobriu livrinho de Argand entre eles. Em setembro 1813 Jacques Français publicou um trabalho no qual ele deu uma representação geométrica dos números complexos , com aplicações interessantes , com base nas ideias de Argand . Jacques Français poderia facilmente ter reclamado estas idéias para si mesmo, mas ele fez muito pelo contrário. Ele terminou o seu papel , dizendo que a idéia foi baseada no trabalho de um matemático desconhecido e ele pediu que o matemático deve tornar-se conhecido para que ele possa receber o crédito por suas idéias .
O artigo de Jacques Français apareceu em Gergonne da revista Annales de mathématiques e Argand respondeu ao pedido de Jacques Français , reconhecendo que ele era o autor e apresentar uma versão ligeiramente modificada de sua obra original, com algumas novas aplicações para o Annales de mathématiques . Não há nada como um argumento para trazer algo para a atenção do mundo e este é exatamente o que aconteceu em seguida. Um debate vigoroso entre Jacques Français, Argand e Servois aconteceu nas páginas do Jornal do Gergonne . Nessa correspondência Jacques Français e Argand argumentou em favor da validade da representação geométrica , enquanto Servois argumentou que os números complexos devem ser tratados usando álgebra pura.
Pode-se esperar que Argand teria feito há outras contribuições para a matemática. No entanto, isto não é assim e , embora ele sempre será lembrado para o diagrama de Argand , o seu melhor trabalho é sobre o teorema fundamental da álgebra e por isso ele recebeu pouco crédito . Ele deu uma bela prova (com pequenas falhas ) do teorema fundamental da álgebra em sua obra de 1806, e, novamente, quando ele publicou seus resultados no Jornal da Gergonne em 1813. Certamente Argand foi o primeiro a indicar o teorema no caso em que os coeficientes são números complexos. Petrova , em [6] , discute as primeiras provas do teorema fundamental e observações que Argand deu uma forma quase moderno da prova que foi esquecido após a sua segunda publicação , em 1813 .
Depois de 1813 Argand fez alcançar uma maior visibilidade no mundo matemático. Ele publicou mais de oito artigos , todos em Jornal do Gergonne , entre 1813 e 1816. A maioria destes são baseados em um ou outro seu livro original , ou comentar sobre artigos publicados por outros matemáticos . Sua publicação final foi em combinações onde usou a notação (m, n) para as combinações de n objectos seleccionados a partir de m objectos.
Em [ 1] Jones resume o trabalho de Argand da seguinte forma: -
Argand era um homem com um fundo desconhecido , uma ocupação nonmathematical , e um contato incerto com a literatura de seu tempo que intuitivamente desenvolvido uma idéia fundamental para que o tempo estava certo. Ele explorou isso mesmo. A qualidade e importância de sua obra foi reconhecido por alguns dos gênios de seu tempo, mas falhas na comunicação e da simultaneidade aproximado de desenvolvimentos semelhantes por parte de outros trabalhadores forçar um historiador para negar-lhe todo o crédito para os frutos do conceito em que ele trabalhou .
Artigo por: J J O'Connor e Robertson E F
jul 2000
Nome: José Henrique Nogueira Alves de Andrade
ResponderExcluirTurma/Ano: 3 D
N°: 13
1°- Muito interessante.
2°- O que mais me chamou a atenção foi Jacques Français, que publicou seu trabalho mais sem a intenção de ter algum lucro com isto, tanto é que ele nem colocou o nome do autor. Jean Robert Argand não era nenhum matemático famoso mais tinha um conhecimento bem amplo da matemática.
3°- Resolvendo uma questão de cada vez.
Nathalia xavier De Alarcão-N° 24
ResponderExcluir1-curiosidada
2- era um homem que amava matemática
3-expressar a sua opinião, a importância da matemática
Lívia da Silva Leite Turma: 3º ano D nº: 15
ResponderExcluir1) Achei o texto muito interessante
2) Por que a qualidade e importância de sua obra foi reconhecido por alguns dos gênios de seu tempo.
3) Pois é um matemático com fundo desconhecido e é famoso por sua interpretação geométrica dos números complexos , onde i é interpretado como uma rotação de 90 ° .
Nome: Matheus de Paula Batista N°= 21 Serie/turma= 3° D
ResponderExcluir1. O que você achou do texto? Achei bastante explicativo, o com bons detalhes sobre o percurso que a teoria de Jean Robert Argand tomou ate que fosse conhecida nos dias atuais.
2. O que mais te chamou atenção na história dessa pessoa? Por quê? O esforço de Jean. Por que ele apesar de ser um matemático amador ele foi capas de cria uma teoria que revolucionou a matemática e também tirava dinheiro dos seu próprios bolsos para divulgar seu trabalho.
3. Em sua opinião, qual a importância dessa pessoa para a Matemática? Até hoje várias crianças de idade escolar usam esse conhecimento criado por Jean.
Waldson Ribeiro Nascimento 3''D'' N:31
ResponderExcluir1)R=Achei surpreendente,bem explicito.
2)R=A vida dele foi bem complicada,que ele não era um matemático profissional.
3)R=Que não precisa ser um matemático formado para se descobrir grandes coisas, mesmo porque ela vem sempre sendo renovada.
Alice Oliveira Paiva - 3º B
ResponderExcluirA Biografia é bem específica, mostra como outras pessoas ajudaram Jean Robert Argand revela seu trabalho para o mundo, uma biografia, mas um pouco cansativa de ler.
3ºB Eduarda da silva
ResponderExcluirAchei interessante, gostei de ter conhecido mais uma das várias outras pessoas que contribuíram para a matemática.