Xenócrates de Calcedônia
Data de Nascimento: 396 aC, em Calcedônia ( agora Kadiköy , perto de Istambul ) , Bitínia (atual Turquia)
Morte: 314 aC, em Atenas, Grécia
Xenócrates de Calcedônia foi aluno de Platão, que entrou para a Academia em Atenas, em cerca de 376 aC. Em cerca de 367 aC Platão Xenocrates acompanhado em sua viagem a Siracusa , após a morte de Dionísio I. Xenocrates deixou Atenas com Aristóteles depois da morte de Platão, em 347 aC, quando ambos foram convidados para Assos . Xenocrates permaneceu por cerca de cinco anos, em Assos .
Speusippus sobrinho de Platão, tornou-se chefe da Academia sobre a morte de Platão, mas em 340 aC, ele enviou para Xenocrates para retornar a Atenas para se preparar para se tornar seu sucessor. Apesar Xenocrates ter sido escolhido para dirigir a Academia por Speusippus , a eleição teve lugar para encontrar um sucessor para Speusippus após sua morte. Foi uma batalha íntima entre Xenocrates , Menedemus de Pirra e Heraclides Ponticus mas Xenocrates triunfou por poucos votos.
Embora Xenocrates tinha sido há muitos anos em Atenas, ele havia se recusado a se tornar um cidadão daquele estado desde que ele não aprovava suas estreitas relações com a Macedónia . Nesse sentido, ele contrastou fortemente com seus Speusippus antecessor que tinha fortemente apoiados os laços políticos entre Atenas e Macedônia. É claro que a Academia neste momento estava longe de ser o que muitos, como imagem , ou seja, uma instituição onde os estudiosos ficou pensando , isolado do mundo ao seu redor. Pelo contrário , a Academia foi altamente envolvido na política do dia e diferentes pontos de vista políticos lutaram pela supremacia.
Em 322 aC Xenocrates encontrou-se em um post diretamente política , quando ele liderou uma equipe de negociação de um acordo político com a Macedónia . Para dizer " acordo político " é, talvez, um pouco longe da marca desde efetivamente tiveram que negociar os termos para a rendição de Atenas. O fato de que Xenocrates não era um cidadão ateniense tornou-se um ponto sensível com os macedônios e ele foi considerado ilegítimo como um embaixador para Atenas.
Xenocrates permaneceu chefe da Academia em Atenas para o resto de sua vida. Um homem que trabalha duro, Xenocrates é descrita como [1]: -
... bem-humorado , gentil e atencioso , mas ... faltava-lhe a graça de seu mestre Platão.
Xenocrates escreveu sobre a filosofia e matemática. Diógenes Laércio dá os títulos dos dois livros de matemática por Xenocrates , ou seja, em números e na teoria dos números. Todos os seus livros são perdidos e parece que só existiu uma única cópia de cada um em sua própria mão.
De muitas maneiras Xenocrates não era um pensador particularmente original . Certamente ele viu seu dever como chefe da Academia para promover os pontos de vista de Platão como exatamente como ele podia. Como Dorrie escreve em [1]: -
Lifework Xenocrates consistia em produzir um tipo de codificação - e, assim, necessariamente, uma transformação - da filosofia de Platão. Mas logo ficou claro que outros, especialmente Aristóteles, Platão entendeu de uma maneira totalmente diferente em relação a algumas questões -chave.
Xenocrates acreditava que a matéria é composta de unidades indivisíveis , então ele pode ser considerado como um crente no início da teoria atômica . Ele concordou com Pitágoras sobre a importância dos números em filosofia e atribuído a Pitágoras uma visão atômica da acústica onde o som , percebido como uma entidade única, composta de sons discretos.
Xenocrates acreditava em seres humanos tendo tríplice existência , mente, corpo e alma. Não está claro se ele foi o instigador desta crença . Ele também acreditava que as pessoas morrem duas vezes, uma vez na Terra, em seguida, pela segunda vez na Lua , quando a mente se separa da alma e viaja para o sol.
Plutarco escreve sobre uma tentativa Xenocrates para calcular o número total de sílabas que podem ser feitas a partir das letras do alfabeto. O resultado obtido foi que Xenocrates , de acordo com Plutarco, 1.002.000.000.000 . Se for verdade isso provavelmente representa a primeira tentativa de resolver um problema de combinatória envolvendo permutações .
Artigo por: J J O'Connor e Robertson E F
abril 1999
Anna Carolina ferreira Rosa - 3º E
ResponderExcluirVisivelmente Xenócrates foi um homem muito importante não só para matemática mas também para filosofia nas partes das crenças, da química na parte da teoria atômica e da física na parte de ondas sonoras. Um homem que com certeza conseguiu passar muito bem os seus ideais e os ideais de Platão.
Jaqueline Rodrigues 3°G
ResponderExcluirAcho interessante que na historia da humanidade sempre teve grandes gênios,físicos,filósofos,matemáticos. não é algo dos tempos modernos,mas que a cada dia vem se desenvolvendo mais e mais