quinta-feira, 7 de julho de 2016

*ANAXÁGORAS



Anaxágoras de Clazomenae

Data de Nascimento: 499 aC na Clazomenae (30 km a oeste de Izmir), Lídia (atual Turquia)

Morreu em: 428 aC na Lampsacus, Mísia (hoje Turquia)

Anaxágoras de Clazomenae foi descrito por Proclus, o último grande filósofo grego, que viveu por volta de 450 dC, como (ver por exemplo [4]): -

Depois [Pitágoras] Anaxágoras de Clazomenae tratadas muitas questões de geometria ...

Anaxágoras foi um Jónico, nascido no bairro de Smyrna no que hoje é a Turquia. Sabemos que alguns detalhes de sua vida cedo, mas certamente ele viveu a primeira parte de sua vida em Ionia, onde ele aprendeu sobre os novos estudos que estavam acontecendo lá em filosofia e o novo entusiasmo encontrado para um estudo científico do mundo. Ele veio de uma família rica, mas ele deu a sua riqueza. Como Heath escreve em [4]: ​​-

Ele negligenciou suas posses, que eram consideráveis, a fim de dedicar-se à ciência.

Embora Ionia tinha filósofos produzidos, como Pitágoras, até o momento de Anaxágoras este novo estudo do conhecimento não se espalhou para Atenas. Anaxágoras é famoso como o primeiro a introduzir a filosofia aos atenienses, quando ele se mudou para lá em cerca de 480 aC. Durante a estada de Anaxágoras em Atenas, Péricles subiu ao poder. Péricles, que era cerca de cinco anos mais jovem que Anaxágoras, era um líder militar e político que foi bem sucedido em ambos desenvolvimento da democracia e construir um império que fez Athens o centro político e cultural da Grécia. Anaxágoras e Péricles tornou-se amigos, mas essa amizade tinha suas desvantagens, uma vez adversários políticos de Péricles também se colocaram contra Anaxágoras.

Em cerca de 450 aC Anaxágoras foi preso por afirmar que o Sol não era um deus e que a Lua reflete luz do Sol. Esta parece ter sido instigada por opositores de Péricles. Russell em [6] escreve: -

Os cidadãos de Atenas ... aprovou uma lei permitindo impeachment daqueles que não praticam a religião e ensinava teorias sobre 'as coisas do alto ". Ao abrigo desta lei perseguiram Anaxágoras, que foi acusado de ensinar que o sol era uma pedra incandescente ea lua era terra.

Devemos examinar esse ensinamento de Anaxágoras sobre o sol mais de perto para, embora tenha sido utilizada como razão para colocá-lo na prisão, é um ensinamento mais notável. Foi com base na sua doutrina de "nous", que é traduzido como "mente" ou "razão". Inicialmente, "todas as coisas estavam juntos" e a matéria era uma mistura homogênea. O nous configurar um vórtice nesta mistura. A rotação [4]: ​​-

... Começou no centro e depois se espalhou gradualmente, tendo em círculos cada vez mais amplos. O primeiro efeito foi a de separar duas grandes massas, uma que consiste na raro, quente e seco, o chamado "éter", o outro das categorias opostas e chamado de "ar". O éter tomou o exterior, o ar do local interior. Do ar foram os próximos nuvens separadas, água, terra e pedras. A densa, a úmido, escuro e frio, e todas as coisas mais pesadas, coletados no centro, como resultado do movimento circular, e foi a partir desses elementos, quando consolidadas que a Terra foi formada; mas depois disso, em consequência da violência do movimento giratório, o éter de fogo ao redor rasgou pedras longe da terra e acendeu-los em estrelas.

Há notáveis ​​insights nesta descrição. A ideia de diferenciação da matéria que desempenha um grande papel em teorias modernas da criação do sistema solar está presente. Anaxágoras também mostra uma compreensão da força centrífuga que mais uma vez mostra as principais descobertas científicas que ele possuía.

Anaxágoras propôs que a lua brilha pela luz refletida a partir da "pedra incandescente", que era o sol, o primeiro tal reclamação registrada. Mostrando grande gênio ele também foi então capaz de dar o próximo passo e se tornar o primeiro a explicar corretamente a razão para eclipses do sol e da lua. Sua explicação dos eclipses do Sol está completamente correto, mas ele quis estragar a sua explicação dos eclipses da lua, ao propor que, além de ser causada pela sombra da Terra, havia outros corpos escuros entre a Terra ea Lua, que também causaram eclipses da lua. É um pouco claro por que ele sentiu a necessidade de postular a existência destes corpos, mas isso não tira do grande avanço na astronomia matemática. Há também outras evidências que sugerem que Anaxágoras tinha aplicado geometria para o estudo da astronomia.

Como para a estrutura da matéria, Anaxágoras postulado um número infinito de elementos ou blocos de construção básicos. Ele afirmou: -

... Há uma parte de cada coisa, ou seja, de cada material elementar, em cada coisa ... [mas] cada um é e foi mais manifestamente essas coisas de que há mais no que é.

No entanto, foi o poder de nous, ou mente, que não só criou o mundo, mas também foi a força motriz no seu dia a processos dia. Por exemplo [2]: -

O crescimento dos seres vivos, de acordo com Anaxágoras, depende do poder da mente dentro dos organismos que lhes permite extrair nutrição de substâncias circundantes.

Aristóteles ambos encontrados muito a elogiar na teoria de nous de Anaxágoras. Tanto Platão e Aristóteles, no entanto, criticaram o fato de que a força motriz do nous como proposto por Anaxágoras não era ético. Eles queriam que nous sempre agir no melhor interesse do mundo. Na verdade, o nous de Anaxágoras não fornece uma explicação mecânica do mundo após o início não mecânico quando o vórtice é produzido. Vale a pena notar que universo mecânico de Newton teria mais em comum com as opiniões de Anaxágoras que a inteligência ética contínua proposto por Platão e Aristóteles.

Podemos obter algumas pistas para a matemática que Anaxágoras estudados, mas, infelizmente, muito pouco resta nos registros para permitir-nos para saber dos resultados definitivos que ele pode ter provadas. Enquanto na prisão, ele tentou resolver o problema da quadratura do círculo, que está a construir com régua e compasso um quadrado com área igual à de um determinado círculo. Este é o primeiro relato do problema a ser estudado e este problema, e outros problemas semelhantes, se a desempenhar um papel importante no desenvolvimento da matemática grega.

Uma outra parte intrigante de informação vem da escrita de Vitruvius, um arquiteto romano, engenheiro e autor que viveu no primeiro século aC. Ele registra informações sobre a pintura de cenas de palco para os jogos que foram realizados em Atenas e diz que Anaxágoras escreveu um tratado sobre como pintar cenas de modo que alguns objetos parecia estar em primeiro plano, enquanto outro apareceu em segundo plano. Este comentário fascinante deve significar que Anaxágoras, escreveu um tratado sobre a perspectiva, mas infelizmente não tal trabalho sobrevive.

Anaxágoras foi salvo da prisão por Péricles, mas teve de deixar Atenas. Ele voltou para Ionia, onde fundou uma escola em Lampsacus. Esta cidade grega na costa asiática do Helesponto era o lugar para a adoração de Príapo, deus da procriação e fertilidade. Anaxágoras morreu lá eo aniversário de sua morte se tornou um feriado para escolares.

O melhor que podemos esperar para aprender da personalidade de Anaxágoras é da história que, quando uma vez perguntou o que como o ponto de nascer, ele respondeu [4]: ​​-

A investigação do sol. Lua e céu.

Mesmo que esta história é fictícia, é provável que seja com base na maneira que Anaxágoras viveu a sua vida e assim nos diz algo sobre a personalidade deste notável cientista que fez uma descrição da criação do sistema solar, que teve 2000 anos para melhorar upon.

Texto adaptado de um artigo por: J J O'Connor e E F Robertson

fev 1999

MacTutor História da Matemática

23 comentários:

  1. rodrigo souza dos santos 3ano E essa biografia e de um grande filosofoque foi muito importante na matematicas em muitas quetoes de geometria entre outros assuntos.

    ResponderExcluir
  2. Beatriz de Souza Ferreira
    N° 01
    Turma / Série : 3° ano G

    Nesta biografia podemos ver que Anaxágoras fez a descrição do sistema solar , apesar de muitos duvidarem e até mesmo desacteditarem dessa descrição. Mas nada fez ele parar de se empenhar em descobrir a cada dia.

    ResponderExcluir
  3. Katherine N°17 3"A" interessante Anaxagoras ele ligado a geometria e a filosofia foi com base de nuos mente e razão.a rotação começou no centro e depois se espalhou gradualmente,tendo circulos cada vez mais amplos.

    ResponderExcluir
  4. Rute Pereira Martins de Lima
    Série/turma: 3° "B"
    Muito interessante!

    ResponderExcluir
  5. Bruno Rocha Gomes 3ºG N°04
    Muito interessante a biografia de Anaxágoras e o que mais me fascinou e saber que ele foi o primeiro homem a explicar
    corretamente a razão para eclipses do sol e da lua,Muito boa sua biografia gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Thiago Sousa da Silva 3°B: além de matemático e filósofo, Anaxágoras foi um astrônomo e um dos primeiros a descartar os deuses graças a sua teoria , de o motivo de todas as coisas existirem está no Noûs.

    ResponderExcluir
  7. [Nome: Matheus Alves N°25 3°Ano A]
    É maneiro ver tantos matemáticos incríveis, estudar sobre seus feitos é algo animador pra quem não se da bem com matemática como eu

    ResponderExcluir
  8. GIOVANA RIBEIRO N 08 3ºG
    MUITO INTERESSANTE A FORMA COMO A FILOSOFIA E A MATEMÁTICA SE CONECTAM,DE MODO QUE FAZ NÓS QUESTIONARMOS REALMENTE A RAZÃO E A LÓGICA MATEMÁTICA,MISTURADO COM A MITOLOGIA.

    ResponderExcluir
  9. kelvin da silva gomes N°15 3"D"
    Anaxágoras foi muito inteligente, apesar de matemático um filosofo... buscou muitos conhecimentos pra chegar onde chegou.
    O melhor que podemos esperar para aprender da personalidade de Anaxágoras é da história que, quando uma vez perguntou o que como o ponto de nascer, ele respondeu [4]: ​​-
    A investigação do sol. Lua e céu. achei bem interessante essa fala dele.

    ResponderExcluir
  10. Izabela Cristina. 2º A
    Muito interessante conhecer a historia de Anaxágoras que trouxe muitas contribuições para a matemática e também para a filosofia e astronomia.

    ResponderExcluir
  11. Brena Guimarães de Jesus. N°2. 3°G
    Eu achei muito interessante pois trata de de um filosofo qe representou muito para a matemática.

    ResponderExcluir
  12. RAYSSA DIAS BENICIO 3°C N°29

    Muito interessante por que tem geometria
    e filosofia juntos gostei

    ResponderExcluir
  13. Larissa dos santos Lopes. N.:17. 3°G
    Muito imterressante a historia desse filosofo e matemático

    ResponderExcluir
  14. Raniele Santos 2°A,N°:30.eu fico aqui pensando,como pode um homem, fazer tantas coisas extraordinárias, como ser matemático e filosófico, tem que ser realmente um gênio.

    ResponderExcluir
  15. Eduarda da silva 3B n: 07
    Interessante. É sempre bom conhecer a vida de um dos matemáticos influentes.

    ResponderExcluir
  16. Bruno Rocha 3ºG
    Muito legal ver a biografia de um filosofo que foi tão importante pra matematica sem contar as varias questões geometricas em que ele está ligado muito maneiro

    ResponderExcluir
  17. Thais Mariana 3ºF N:27
    Gostei,não é muito comum na matemática estudarmos a história dos primeiros curiosos sobre essa disciplina, é bom vermos o quanto a matemática é rica .

    ResponderExcluir
  18. Beatriz de Souza Ferreira
    3°ano G
    Número:01

    ANAXÁGORAS foi um dos primeiros a descartar os deuses através de suas teorias , podemos ver que é um dos grandes matemáticos.

    ResponderExcluir
  19. Ricardo Wagner 3ºG Nº27
    Que legal, tantos matemáticos em um só texto. Achein super interessante isso.

    ResponderExcluir
  20. Adriana Vaz 3º"C" n01
    muito interrresante,fala mts dos circulos cada vez mais amplos dos matematicos.

    ResponderExcluir
  21. kelvin da silva gomes 3ºD
    Interessante. É sempre bom conhecer a vida de um dos matemáticos influentes, tem que ser realmente um gênio.

    ResponderExcluir
  22. João Pedro Sena 3°D

    Além de um grande matemático . era um grande pensadorne filosofo. Adorei esse cara . era realmente um génio brilhante

    ResponderExcluir
  23. Luara Cristiana 3ºB n: 19
    Muito legal ver essa interação da filosofia, ciência e matemática, capaz de descobrir e entender coisas que para algumas pessoas são improváveis,o que foi o caso desse grande filósofo.

    ResponderExcluir