Data de Nascimento: cerca de 600 aC na Índia
Morreu em: cerca de 600 aC na Índia
Para escrever uma biografia de Apastamba é essencialmente impossível, já que nada se sabe sobre ele, exceto que ele era o autor de um Sulbasutra que é certamente mais tarde do que o Sulbasutra de Baudhayana. Além disso, seria justo dizer que Sulbasutra de Apastamba é o mais interessante de um ponto de vista matemático. Não sabemos datas de Apastamba com precisão suficiente para sequer imaginar em um tempo de vida para ele, que é por isso que temos dado o mesmo ano de nascimento aproximada como o ano da morte.
Apastamba não era nem um matemático no sentido de que nós entendemos hoje, nem um escriba que simplesmente copiado manuscritos como Ahmes. Ele certamente teria sido um homem de aprendizado muito considerável, mas provavelmente não está interessado em matemática para seu próprio bem, apenas interessado em usá-lo para fins religiosos. Sem dúvida, ele escreveu o Sulbasutra prever regras para ritos religiosos e melhorar e expandir as regras que haviam sido dadas por seus antecessores. Apastamba teria sido um sacerdote védico instruindo as pessoas nas formas de conduzir os ritos religiosos que ele descreve.
A matemática dadas no Sulbasutras está lá para permitir a construção precisa de altares necessários para sacrifícios. É evidente a partir da escrita que Apastamba, bem como sendo um padre e um professor de práticas religiosas, teria sido um hábil artesão. Ele deve ter sido o próprio especialista na utilização prática da matemática que ele descreveu como um artesão que se construiu altares de sacrifício da mais alta qualidade.
Os Sulbasutras são discutidos em detalhe no artigo Sulbasutras Indiana. Abaixo damos um ou dois detalhes de Sulbasutra de Apastamba. Este trabalho é uma versão expandida do que de Baudhayana. O trabalho de Apastamba consistiu em seis capítulos, enquanto o trabalho anterior de Baudhayana continha apenas três.
A equação linear geral foi resolvido em Sulbasutra do Apastamba. Ele também dá um valor notavelmente precisas para √2 designadamente
1 + 1/3 + 1 / (3 × 4) - 1 / (3 × 4 × 34).
o que dá uma resposta correta para cinco casas decimais. Uma maneira possível que Apastamba poderia ter chegado a este resultado notável é descrito no artigo indiana Sulbasutras.
Bem como o problema da quadratura do círculo, Apastamba considera o problema de dividir um segmento em 7 partes iguais. O artigo [3] examina em detalhe uma reconstrução da versão de Apastamba desses dois problemas.
Texto adaptado de um artigo por: J J O'Connor e E F Robertson
nov 2000
MacTutor História da Matemática
Suzana Ribeiro dos santos,serie:3F,N:26
ResponderExcluirPrimeiramente um texto bastante interessante,que nos mostra a historia de um homem,baseada na matematica.Mas porém a matematica para ele era digamos um robe,ele buscava somente o aprendizado.
Katherine N°17 3"A" Apastamba nasceu 600 ac morreu 600 ac interessado usar matematica para fins religiosos,sendo um padre, artesão,professor religioso,pratica da matematica como artesõa,equação linear resolvida por ele,da uma resposta de cinco casas decimais..
ResponderExcluirMuito interessante a biografia de Apastamba,porque a matemática pra ele,era utilizadas em algo muito importante em construção de santuários etc,diferente do mundo de hoje que são utilizadas pra vários outras coisas...Renata Souza3°D
ResponderExcluirRicardo Wagner Nº27 3ºG
ResponderExcluirMuito interessante essa curiosidade sobre a India, não sabia que la havia um religioso que utilizava a matematica para outras coisas a nao ser apenas calcular
Gustavo Pereira de Souza 3°D
ResponderExcluirAchei interessante o fato dele usar a matemática para o benefício da religião,como a utilização da matemática pra construção de altares.Gostei do fato de tentarem criar uma biografia com poucas informações a respeito da pessoa,mais com o intuito de que ele seja lembrado.
3'B' Jessica Jhennyfer N:13
ResponderExcluirMuito interessante como era antigamente os matematicos e como eles foram se especializando na pratica da matematica
Matheus Alves 3ºA
ResponderExcluirreligioso hinduísta e matematico,pena que alguns pesquisadores tampouco concordam na datação de suas obras
Airá Azevedo 3ºA
ResponderExcluirentre 510 e 240 a.C,um dos matematicos mais antigos que eu ja vi
Thiago Sousa da Silva 3°B: É bem curioso o motivo dele usar a matemática , já que era para construir altares de sacrifício os mais simétricos possíveis.
ResponderExcluirLeonardo Mazzoccante 3°D- Realmente foi um homem bem vivido e também era muito ineligente. Com isso podemos perceber que a matemática pode ser resolvida de formas inusitadas!!!!
ResponderExcluirRute Pereira Martins de Lima
ResponderExcluirSérie/Turma: 3° "B"
Muito interessante!
Ricardo Wagner Nº27 3ºG
ResponderExcluirMuito interessante este tema sobre a matemática
Ester Jemima Rios Miranda 3º ano B nº: 08
ResponderExcluirMuito interessantes suas realizações e como ele usava matemática para as construções de templos religiosos
Lucimar da Conceição lima n° 23 3°c achei muito interessante, mas ao mesmo tempo misterioso já que não se sabe muita coisa sobre ele. Mas o que mais fasina é forma como ele usava a matemática. Bem legal, com certeza uma história fascinante.
ResponderExcluirApastamba, religioso hinduísta, pelas escritas se sabe que era um padre e um professor de práticas religiosas, ótimo artesão, homem culto, de vasto conteúdo intelectual, provavelmente foi ele mesmo seu especialista para usar a matemática no modo prático para a construção de altares de sacrifício da mais alta qualidade, Apastamba não queria usar a matemática para seu próprio bem, e sim com a finalidade reliogiosa. Em minha humilde opinião, gostei bastante da história de Apastamba, pois podemos evidenciar que era um homem, de coração bom, preocupado mais em expandir as regras que haviam sido dadas por seus antecessores e ajudar varias pessoas que tinham em seu meio, ensinando práticas religiosas e etc.
ResponderExcluir|PEDRO HENRIQUE DE JESUS| |3ºC| NÚMERO:27
Tais Gonzaga N°29 3°B
ResponderExcluirInteressante ele não ser matemático e querer usar todo esse aprendizado para seus fins religiosos!
Adauto Victor dos Santos Borges 3°A N°:01
ResponderExcluirLegal! Usar a matemática para fins religiosos é bem iinteressante.Até porque mesmo falando que não era pra seu próprio bem...Tudo envolve todos em um mesmo meio,ainda mais quando se trata de fins religiosos.
Andressa GRADIAS REIS N°:04 3°É
ResponderExcluirVários nomes diferentes..Mas bem interessante, gostei do uso da matemática para a religião, mesmo tão antigo e presente na vida das pessoas.
Rute Pereira Martins de Lima
ResponderExcluirSérie/turma: 3° "B"
Muito interessante!