segunda-feira, 7 de junho de 2010

*FERRARI

Lodovico Ferrari

Data de Nascimento: 02 de fevereiro de 1522 em Bolonha, Estados Pontifícios ( agora Itália)
Morreu em: 05 de outubro de 1565 em Bolonha, Estados Pontifícios ( agora Itália)

O avô de Lodovico Ferrari , Bartolomeu Ferrari, foi forçado a deixar sua cidade natal, Milão e estabeleceu-se em Bolonha. Este foi um momento particularmente difícil para aqueles que vivem no norte da Itália, para não só poderosas famílias cidades de controle e tenta estender sua influência pela força, mas também o francês, o Sacro Imperador Romano , e do Papa, todos tentaram tirar território com seus exércitos. Bartolomeu Ferrari teve dois filhos, Vincent Ferrari e Alexandre Ferrari, sendo este último o pai de Lodovico , que é o tema desta biografia . Inicialmente criado na casa de seu pai , Lodovico foi morar com seu tio Vincent depois que seu pai foi morto . Vincent Ferrari teve um filho chamado Lucas , um jovem difícil , que decidiu fugir de casa e procurar emprego. Lucas foi para Milão e lá descobriu que Cardan estava à procura de um servo. Trabalho não atender Luke muito e depois de trabalhar por Cardan de um tempo ele decidiu que as coisas estavam melhor voltar para casa e , sem dizer Cardan , acabado de sair de sua casa. Cardan contactado Vicente Ferrari solicitando que mande seu filho de volta para continuar o seu trabalho como empregada em sua casa. Vicente , no entanto, viu sua chance de manter seu próprio filho em casa e descarregar a responsabilidade de apoiar seu primo Lodovico , então ao invés de enviar Lucas volta para Cardan , em Milão, ele enviou Lodovico .

Lodovico chegou à casa de Cardan em 30 de Novembro , um menino de 14 anos de idade pronto para assumir a posição de seu primo de Lucas, e tornar-se um servo. Cardan , após a descoberta de que o rapaz sabia ler e escrever , isentou -o de tarefas domésticas e apontou o jovem como seu secretário . Logo ficou claro para Cardan que sua secretária era um jovem extremamente talentoso e ele decidiu ensinar-lhe matemática. Ferrari reembolsado seu mestre , ajudando-o com os seus manuscritos e , quando ele tinha 18 anos de idade, ele começou a ensinar . Quando Cardan generosamente renunciou ao cargo na Fundação Piatti , em Milão para dar lugar a ele em 1541 , Ferrari facilmente derrotado Zuanne da Coi , seu único rival para o cargo , em um debate , e, com a idade de vinte anos, tornou-se um conferencista público em geometria.

Cardan e Ferrari fez um progresso notável sobre as fundações que Tartaglia tinha má vontade lhes deu. Eles trabalharam em problemas criados por Zuanne da Coi e, eventualmente, foram capazes de estender as soluções descobertas nestes casos especiais. Ferrari descobriu a solução da equação quártica , em 1540, com um argumento muito bonito , mas contou com a solução de equações cúbicas , portanto, não poderia ser publicado antes da solução da cúbica tinha sido publicado . No entanto , não havia nenhuma maneira de fazer este público, sem o quebrar o juramento sagrado feito por Cardan . Desesperado de nunca publicar o seu trabalho inovador , Cardan e Ferrari viajou para Bolonha a invocar o seu colega matemático , Annibale della Nave, que tinha sido nomeado há sobre a morte de Scipione del Ferro. Cardan e Ferrari satisfeito della Nave que eles poderiam resolver o problema cosa onipresente e cubo, e della Nave mostrou-lhes em troca os papéis do falecido del Ferro, provando que Tartaglia não foi o primeiro a descobrir a solução da cúbica.

Cardan publicado tanto a solução para a cúbica e solução da Ferrari para o quartic em Ars Magna ( 1545 ), convencido de que ele poderia quebrar seu juramento desde Tartaglia não foi o primeiro a resolver o cúbico. Tartaglia ficou furioso e Ferrari escreveu a Tartaglia , repreendendo-o impiedosamente e desafiá-lo para um debate público. Tartaglia foi extremamente relutante em disputa com a Ferrari, ainda um jovem relativamente desconhecido , contra quem mesmo uma vitória faria pouco material bom.

Tartaglia escreveu de volta para a Ferrari , tentando trazer Cardan para o debate. Ferrari e Tartaglia escreveu inutilmente para o outro por cerca de um ano , trocando os insultos pessoais mais ofensivos , mas conseguindo pouco na maneira de resolver a disputa . As coisas pareciam fracassar quando, de repente , em 1548 , Tartaglia recebeu uma oferta impressionante de uma posição de palestras em sua cidade natal , Brescia . Para estabelecer que ele era o homem para o trabalho , Tartaglia foi convidado a viajar para Milão e concluir a competição com a Ferrari.

Em 10 de agosto 1548, o concurso que toda a Itália queria ver, para a correspondência entre os dois antagonistas tinha tomado a forma de cartas abertas , realizou-se na Igreja , no Jardim do Frati Zoccolanti no Milan. Uma enorme multidão se reuniu , e as celebridades Milanese saiu em vigor, com Don Ferrante di Gonzaga, governador de Milão, o árbitro supremo. Ferrari estava confiante de sucesso , apesar de sua inexperiência em tais assuntos , e trouxe uma grande multidão de amigos e apoiadores . Sozinho, mas por seu irmão, Tartaglia foi um polemista muito experiente e também imaginava suas chances.

Até o final do primeiro dia , ficou claro que as coisas não estavam indo a maneira de Tartaglia . Ele não estava disposto a dar a Ferrari tempo para responder às suas críticas e quando o fez , foi a Ferrari que tem nos golpes mais revelador . Ferrari entendeu claramente as equações cúbicas e quartic mais profundamente do que o seu adversário , que decidiu que iria deixar o Milan naquela mesma noite e, assim, deixar a disputa em aberto, por isso a vitória foi para a Ferrari. Com a força desse desafio , a fama da Ferrari cresceu e ele foi inundado com ofertas de emprego, incluindo um pedido do próprio imperador , que queria um tutor para seu filho.

Ferrari imaginava uma posição mais gratificante financeiramente , porém, e assumiu um cargo como assessor de imposto ao governador de Milão, Ferrando Gonzaga. Depois de se transferir para o serviço da igreja, ele se aposentou como um homem jovem e muito rico. Ele voltou para sua cidade natal, Bolonha , onde ele morava com a viúva irmã Maddalena, e foi chamado para um cargo de professor de matemática na Universidade de Bolonha , em 1565 , mas , infelizmente, Ferrari morreu mais tarde naquele ano. Alega-se que ele morreu de envenenamento por arsênico branco, administrado por sua própria irmã . Certamente , de acordo com Cardan , Maddalena se recusou a chorar no enterro de seu irmão e , depois de ter herdado a fortuna de Ferrari, ela se casou novamente duas semanas depois. Depois de ter transferido todas as suas posses para seu novo marido, ele prontamente a deixou e ela morreu na pobreza.
Artigo por: J J O'Connor e Robertson E F

setembro 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário