Manava
Nascido em: cerca de 750 aC na Índia
Morto em: aproximadamente 750 aC na Índia
Manava foi o autor de um dos Sulbasutras. O Sulbasutra de Manava não é o mais antigo (o de Baudhayana é mais velho) nem é um dos mais importantes, havendo pelo menos três Sulbasutras que são considerados mais importantes. Nós não sabemos datas sobre Manava com precisão suficiente para sequer imaginar uma vida para ele, é por isso que demos como ano de nascimento o mesmo ano aproximado da morte. Historiadores discordam em 750 aC, e alguns ponha esta Sulbasutra depois por cem anos ou mais.
Manava não teria sido um matemático, no sentido de que nós entendemos hoje. Tampouco era um escriba que simplesmente copiados manuscritos como Ahmes. Ele certamente teria sido um homem de aprendizagem muito importante, mas provavelmente não está interessado em matemática, por si só, apenas interessado em usá-lo para fins religiosos. Sem dúvida, ele escreveu o Sulbasutra estabelecer regras para ritos religiosos e que parece uma certeza quase que Manava mesmo seria um sacerdote védico.
A matemática dada na Sulbasutras existe para permitir a construção precisa de altares para os sacrifícios necessários. É evidente a partir da escrita que Manava, bem como ser um padre, deve ter sido um hábil artesão.
O Sulbasutra de Manava, como todos os Sulbasutras, continha construções aproximadas de círculos apartir de retângulos e de quadrados a partir de círculos, o que pode ser pensado como aproximações do valor de π.
O Sulbasutra de Manava, como todos os Sulbasutras, continha construções aproximadas de círculos apartir de retângulos e de quadrados a partir de círculos, o que pode ser pensado como aproximações do valor de π.
Aparecem entretanto, diferentes valores de π em todo o Sulbasutra, essencialmente toda construção envolvendo círculos leva a uma tal aproximação diferente. Os versículos 11,14 e 11,15 de certo trabalho de Manava dão π = 25 / 8 = 3,125.
Testo adaptado de um artigo de JJ O'Connor e Robertson EF
Ian Carvalho Bezerra 3°G
ResponderExcluirÉ meio que engraçado e interessante , ver que a matemática existia mas não existia. Melhor dizendo, usava-se princípios matemáticos mesmo sem saber que aquilo viria a se tornar uma ciência. Esses Sulbasutras são novos para mim, mas possa ter ficado uma concepção errada sobre eles. Eles eram meio que um "livro" de matemática ou uma "bíblia" matemática? Além do mais nem sabia que era esse Manava mas acabei o achando interessante.
Olá Ian. Os Sulbasutras não eram propriamente livros de Matemática e sim textos religiosos da Índia. Entretanto continham conteúdo matemático a ser usado especificamente para fins religiosos como construção de altares por exemplo. Você pode encontrar mais detalhes na postagem sobre *BAUDHAYANA .
ExcluirEU achei interessante essa biografia pois trata-se de um autor chamado Manava,que criou um sulbasutra para estabelecer regras para ritos religiosos. É interessante pois foi uma forma diferente dele explorar a matemática
ResponderExcluirLillyan Taquimara 3A
3A VIVIAN NASCIMENTO.. rapaz só de ler manava eu ja pensei em canaã..ai achei que de mim podia manar uns dons pra eu aprender matematica com mais facilidade rs, enfim acho legal colocar um trecho desse texto por que assim vemos que matematica em si não é só numeros e eu prefiro pensar assim já que os numeros me assustam prefiro ser artesã e usar matematica de forma inconsciente do que ter que lidar com os numeros em si
ResponderExcluirKatherine 3"A" Manava usava a matematica em fins religiosos.falou
ResponderExcluirque ele usou o Pi em figuras geometricas para uma construção..
Nome:Davi Alves da silva 2A esta biografia e interessante pelo fato de que a matemática era introduzida na religião na quela determinada época.
ResponderExcluir3-H...N()...Flávio augusto dos anjos...acredito que foi muito construtivo saber da vida de uma pessoa muito importante na matéria da matemática,também porque eu nem conhecia essa pessoa...
ResponderExcluir2A Greice pelo o que esta escrito manava não foi um matemático mais usava a matematica para fins religiosos
ResponderExcluirlUCAS RODRIGUES DA SILVA 3H
ResponderExcluirACHEI MUITO INTERESSANTE A VIDA DELE E COMO ELE FOI IMPORTANTE PARA A MATEMÁTICA MESMO NÃO SENDO INTERESSADO PELA A MATEMÁTICA
Rodrigo Souza dos Santos 3ºE , muito boa a biografis desse autor chamada mavana nascido antes de cristo ,ele era um sulbasutra , no texto fala que mavana não seria um matematico se fosse no dia de hoje fala das matematica dada na sulbasutra que exestia para permetira construção de circulos a parti de retangulo e de quadrao a parti de circulos
ResponderExcluirNome : Beatriz de Souza Ferreira
ResponderExcluirNúmero :01
Turma : 3° ano G
Apesar de Manava não ser tão importante no ramo de matematica , teve um grande aprendizado matemático pois usava cálculos para fins religiosos , ou seja construções de círculos apartir de retângulos e de quadrados a partir de círculos, o que pode ser pensado como aproximações do valor de π. Isso me chamou bastante atenção, pois podemos concluir que em qualquer circunstância temos a matemática presente.
Muito interessante a Biografia,pois como foi dito Manava não estava interessado na matemática, mas só em ultilizar no dia a dia, um exemplo de muitas pessoas,mas também é interessante a ideia de Sulbasutra de Manava para a criação do círculos encontrando o valor aproximado de pi, que utilizamos muito na matemática...
ResponderExcluirSuzanny Dantas da Silva - 3° G
ResponderExcluirO mais interessante de ler esse texto é que nos mostra que a matemática não é só usada para fins de cálculos escolares ou problemáticos e sim em todo o tempo, no dia-a-dia e como diz o texto foi usado para fins religiosos. Isso significa que a matemática está em todo lugar.
3A N:1 Alex Silva de Andrade
ResponderExcluirmuito interessante essa biografia pois poucas pessoas tem o conhecimento desse autor especifico
Ingrid Soares Barboza, 3º G, eu gostei do texto, pois envolve conhecimentos matemáticos em aspectos que nunca havia parado pra pensar, por exemplo para fins religiosos como construções precisas de altares para sacrifício.
ResponderExcluir3º G Ricardo Wagner, Eu gostei. Pois o texto fala sobre um engenheiro civil muito antigo, isso pode servir como uma espécie de motivação pra novos engenheirtos
ResponderExcluirNome:Alessandro Pereira de Almeida
ResponderExcluir3°A
EU Gostei porque é muito interessante e porque é bem explicado, pois me ajudo muito e pode tirar algumas dúvidas que eu tinha.
Raiane Oliveira da costa Série/Turma: 3° H
ResponderExcluir1- Legal a história de vida dele;
2- Manava era um homem como nós porém usava a matemática para fins religiosos, e isso ajudava ele em sua igreja pois fazia para construção de altares para os sacrifícios.
3- Nunca tinha ouvido falar de Manava, gostei de ter conhecido mais um matemático.
José Francisco 3° H - achei bem estranho misturar Matemática com Religião,mas parece que deu certo. Manava um cara inteligente e que soube usar sua inteligência.
ResponderExcluirMarcus Vinícius
ResponderExcluir3D
Boa biografia, pouco se sabe sobre Manava, mas isso nos deixa com um mistério a saber.
3 B Jessica Jhennyfer , manava não usava a matemática para si só e sim para usa-la na religião, naquela época o essencial era a contrução envolvendo circulo
ResponderExcluirCaroline Borges de Oliveira 3°G
ResponderExcluirNao entendi muito o que ele fazia, porque nunca ouvi falar em 'SULBASUTRA' mas ele era muito inteligente.Gostei mais ou menos dessa biografia.
Não tinha conhecimento sobre Manava. Mas pelo que vi nessa biografia pude ver que ele não era um matemático como o que estou acostuma a ver ,mas sim um matemático que utilizava a matemática apenas para o que era preciso na religião. Mas com certeza ele deveria ter um entendimento excelente.
ResponderExcluirAirá Azevedo 3º "A" Ced 02
Henrique dos Santos Rodrigues 3ºH
ResponderExcluirGostei. Manava e era um sacerdote védico, que usava seu conhecimento matemático para fins religiosos.
LETÍCIA PEDRINA 3ºA
ResponderExcluirELE COM BASE ERA POUCO CONHECIDO SUMPONHAMOS ''MISTERIOSO'' POIS OS ESTUDOS SOBRE ELE NINGUEM PODE SE ARFIMA NADA SOBRE SU JORNADA DE VIDA ECETO QUE HAVIA UM CALCULO QUE ELE TINHA ,E ESSE É O MAIS INTERESSANTE QUE SO DESCROBRIRAM UMA QUESTÃO SOBRE ELE,E DEPOIS NÃO PODERÃO SE AFIRMAR MAIS DE NADA.
[Matheus Alves Pereira Oliveira 3º A]
ResponderExcluirhaha,Matematica e religião,como um professor me disse um dia,a álgebra pode ser usada pra qualquer situação,uns veem como uma forma de facilitar,outros veem como uma forma de dificultar
super curti ler uma forma que aplicaram a matematica alem do que conhecemos
Suzanny Dantas da Silva - 3° G
ResponderExcluirO mais interessante de ler esse texto é que nos mostra que a matemática não é só usada para fins de cálculos escolares ou problemáticos e sim em todo o tempo, no dia-a-dia e como diz o texto foi usado para fins religiosos. Isso significa que a matemática está em todo lugar.
Jonas Francisco de Sousa Filho- 3°C- Matutino. Acho interessante pela época e os aprendizados que deve ter provacado.
ResponderExcluirLarissa dos santos Lopes. 3G
ResponderExcluirSe nota que Manava era um fiel sacerdote ,criou o Sulbasutra para fins religiosos, ser matemático nao era sua intensão.No começo o texto estava meio confuso por eu não saber o que é um sulbasutra.
Thâmile 3º F
ResponderExcluireu achei super interessante, porque Manava deveria ser alguém de extrema sabedoria, ate poque, naquela epoca nao se tinha muito conhecimento sobre a matematica como hoje e ele usava isso como vantagem para outros fins, por exemplo, estava interessado somente em construir altares .
Jhonatas Pereira dos Santos/3°A/ Gostei bastante da biografia,pelo que entendi,Manava,além de ser matemático,usava a matemática para fins religiosos,e ele que começou a se aproximar do número de π,que hoje em dia é bastante usado.
ResponderExcluirMateus Henrique Martins 3º F
ResponderExcluirMuito legal a biografia, pois podemos ver que ele era uma pessoa que adquiria conhecimentos para suprir suas necessidades, que no caso seria construir altares religiosos, sem interesse em estudar a matemática para outros fins.
Carla Giovana Da Silva Aguiar 3 ano "F"
ResponderExcluirEu achei muito interessante,ainda não tinha conhecido está história,Mamava não é o mais importante, ele foi um homem inteligente, mais não era um matemático como conhecemos, ele usava a matématica pra bens religiosos,que tinha construções usando os círculos, retângulos, quadrados, que assim se aproximava de algum valor, achei bem interessando o pensamento, e como já bem antigamente já tinha pensamentos importantes...
Isaías Viana de Brito 2° A
ResponderExcluirEsse cara era especial em, então ele não era aprendizado mais foi padre ou sacerdote, cargos que precisam de estudo kkk legal
Rebeca Araújo Lima 2 ano "A" achei muito interessante, 😎 na verdade o texto mesmo fala que manava não era considerado um matemático, porém achei legal que ele usou a matemática na religião!
ResponderExcluirAchei interessante 😎 na verdade ele nem era considerado um matemático, mais o que chama minha atenção e que ele usou a matemática para mudar os fins religiosos
ResponderExcluirRebeca Araújo Lima 2 ano "A"
Achei muito instrutivo,e Manava e um cara que nós prova que a matemática também se aplica na religião,nesse caso para construir altares para sacrifícios.
ResponderExcluirElaine Da Conceição Ferreira 3°ano "H"
Laryssa de Castro Campos 3°G
ResponderExcluirManava é a prova de que a matemática não vem somente de números, contas e coisas do tipo, mas sim envolve várias áreas como religião que era algo que nem imaginava ter a ver. Muito interessante! ��
3°E Alessandra Nasccimento da Silva
ResponderExcluirÉ super interessante o fato dele não utilizar a matematica como nós utilizamos hoje em dia. Mas sim usá-la para um feito muito maior.
joao pedro sena 3°D
ResponderExcluirbem dferente a forma que usa a metmática com a religião, toda a precisão atematica para fazer os altares são realmente importantes. pelomenos para as pessoas de igreja. esses calculos devem favorecer muito com o ambiente.
Karen Thays 3`B
ResponderExcluirAchei ótima o jeito que ele usa matemática nas igrejas pois religião e ciências nunca se misturaram, mesmo que a matemática para ele seja usada pra outro fim, com intuito de arquitetar as igrejas na época.
Lorena Melo; 3°F
ResponderExcluirO que falar desse cara que nem conheço e ja considero pakas?
Nem era matemático e nem se interessava por ela, mas a precisão foi maior que ele conseguiu usar cálculos para construir as estruturas da igreja, invejo ele e quem gosta de matemática pq eu sou humanas(mas tenho esperanças).
Muito legala história de MANAVA..
ResponderExcluirbastante interessante tudo q ele fez, usar a mateática para fins religiosos...
Thainara Rodrigues
2ºA
Não gostei, talvez porque eu não tenha entendido a finalidade da biografia
ResponderExcluirBruno Villachan 3º A
3°B Michelle Augusta
ResponderExcluirAchei bem interessante pelo fato dele ser um homem que podia ter sido de aprendizagem, ele era religioso usava a matemática para fins religiosos.
3°B-Karina Ribeiro Dias - Achei bem interessante esse relato desse homem q que hoje existem pessoas q não conheçem sobre isso , ele envolveu a matematica com a religião dando uma coisa diferente !
ResponderExcluirLorena N. Rodrigues 3 B
ResponderExcluirAté hoje me impressiono quando vejo que a matemática é velha pra caramba! Des de sempre a usamos...
Um grande homen chamado Manava um homem de aprendizagem muito importante não matematico literalmente mais sim tinha enteresse na matematica para fins religiosos.
ResponderExcluirUma biografia muito enteressante de ser lida e que valeu apena!!! Muito bom
Nome:Bruno Rocha Gomes 3º''G''
Nome Paloma da Silva Sales
ResponderExcluirTurma:3 A
Gostei da biografia nunca tinha ouvido falar de Manava, muito menos que era um 'padre, artesão' podendo ser também um matemático, para fazer suas construções!
HELENA MARIA ABREU DE SOUSA 3ºE O legal da história é que Manava usava matemática com um propósito diferente do que usamos hoje ele usava para construção de altares a geometria .
ResponderExcluirCED 02
ResponderExcluirRute Pereira Martins de Lima, 3 ''B''
Interessante e curioso, pois nunca tinha ouvido falar sobre Manava.
Thais Mariana Amador Alves 3ºF
ResponderExcluirNão consegui entender,não ta com uma linguagem muito explicita.
2° Ano 'A'
ResponderExcluirWaléria Tessia Boeno Oliveira
Achei legal, apesar de que ele não era 100% matemático, mais usavas os métodos para usar em artigos religiosos para sacrifícios necessários e etc...
Lucas Barbosa | 3ºB
ResponderExcluirinteressante principalmente como na antiguidade eles usavam a matemática pra esses tipos de coisas, que era uma tradiçao deles
3B/MATHEUS HENRIQUE MARTINS DE ÁZARA///Muito interessante,e impressionante ver que coisas q fizeram tanto tempo atras ainda faz diferença!
ResponderExcluirJoão Paulo Pereira Madeira 3ºB
ResponderExcluirSinceramente,não consegui entender o que é Sulbasutra e nem quem foi Manava. Porém, parece ser um assunto muito interessante a partir do momento em que se entende o que significa esses dois nomes! Pretendo perguntar ao Professor Marcos, na aula de amanhã o que são, exatamente.
Rayara Oliveira dos Santos. 3º "E"
ResponderExcluirMuito interessante o pouco que li sobre Manava. O Sulbasutra dele pode não ser o mais antigo nem o mais relevante, mais com certeza foi um dos textos religiosos que ajudou muito em antigas construções.
3º A Isabelle - Achei legal porque nunca tinha ouvido falar desse homem, porém ele tem relação com o número que tanto estudamos (π), apesar de ter vivido tanto tempo atrás.
ResponderExcluir3G, Eduarda Ergang Matos. Interessante e ao mesmo tempo confuso, em consideração algumas coisas ditas na explicação.
ResponderExcluirLeandro Oliveira Aragão Nº18 2ºA
ResponderExcluirAchei interessante saber que Manava não era bem um "matemático", mas que ele usava bem a matemática, e também que ele é meio que um mistério para a história.