terça-feira, 7 de julho de 2015

*CALIPO

Calipo de Cyzicus

Data de Nascimento: cerca de 370 aC na Cyzicus, Ásia Menor (atual Turquia)
Morreu em: cerca de 310 aC

As datas indicadas para o nascimento e morte de Calipo de Cyzicus são suposições, mas ele é conhecido por ter trabalhado com Aristóteles em Atenas a partir de 330 aC.

Sabemos que Calipo era um estudante na Escola de Eudoxus. Sabemos também que ele fez suas observações astronômicas nas margens do Helesponto, que podem ser deduzidas a partir das próprias observações. Simplício escreve em seu comentário sobre De caelo por Aristóteles (ver por exemplo [1]): -

Calipo de Cyzicus, tendo estudado com Polemarco, aluno de Eudoxus, seguindo-o a Atenas habitou com Aristóteles, corrigindo e completando, com a ajuda de Aristóteles, as descobertas de Eudoxo.

Calipo feitas determinações precisas de os comprimentos das estações e construiu um ciclo de 76 anos, compreendendo 940 meses para harmonizar os anos solares e lunares que foi aprovada em 330 aC e utilizados por todos os astrônomos posteriores. Este calendário de Calipo é examinada em detalhe por van der Waerden em [6]. Ptolomeu deu-nos uma data precisa para o início deste ciclo, em 330 aC, no Almagesto dizendo que no ano 50 do primeiro ciclo coincidiu com o ano 44 após a morte de Alexander.

O período Callippic baseia-se no período de Metonic concebido por Meton (nascido por volta de 460 aC). As observações de METON foram feitas em Atenas em 432 aC, mas ele deu um comprimento para o ano que era 1/76, de um dia muito longo. A relação entre o período de Calipo e que de Méton são explicados em [2] como se segue: -

Calipo de Cyzicus (c. 370-300 aC) foi talvez o astrónomo mais importante do seu dia. Ele formou o que tem sido chamado o período Callippic, essencialmente, um ciclo de quatro períodos Metônico. Foi mais preciso do que o ciclo Metonic original e fez uso do facto de 365,25 dias é um valor mais preciso para o ano tropical de 365 dias. O período Callippic consistiu de 4 × 235 ou 940 meses lunares, mas a sua distribuição de meses ocos e cheios era diferente de Meton de. Em vez de ter os totais de 440 e 500 meses oco completos, Calipo adoptada 441 499 oco e cheio, reduzindo assim o comprimento de quatro ciclos Metônico por um dia. O total de dias envolvidos, portanto, tornou-se (441 × 29) + (499 x 30), ou 27.759 e 27.759 ÷ (19 × 4) dá 365,25 dias exatamente. Assim, o ciclo calíptico equipado 940 meses lunares precisamente a 76 anos tropicais de 365,25 dias.

Calipo introduziu um sistema de 34 esferas para explicar os movimentos dos corpos celestes. O Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte cada um tinha cinco esferas, enquanto Júpiter e Saturno tinha quatro e as estrelas tiveram um. Esta adição de seis esferas sobre o sistema proposto por Eudoxus aumentou a precisão da teoria, preservando a crença de que os corpos celestes tiveram que possuem movimento baseado no círculo, uma vez que era o caminho "perfeito". Heath [4] escreve: -

Callipus tentou tornar o sistema de esferas concêntricas atender os fenômenos mais exatamente, adicionando outras esferas; ele deixou o número de esferas de quatro no caso de Júpiter e Saturno, mas acrescentou um cada para os outros planetas e dois cada um no caso de o sol ea lua .... Isso substitui o hippopede [ver o artigo Eudoxus] uma figura alongada ainda mais complicada ...

Outras contribuições de Calipo a astronomia matemática incluída sua observação da desigualdade nos comprimentos das estações. Ele foi responsável por este no seu modelo, fazendo a velocidade do Sol variar ao longo do ano e isto foi alcançado com as duas esferas adicionais descritos acima.

O período Callippic contribuiu para a precisão das teorias astronômicas posteriores. Kieffer escreve em [1]: -

Embora o sistema de esferas concêntricas deu lugar a epiciclos e excêntricos, período de Calipo se tornou o padrão para correlacionar observações com precisão ao longo de muitos séculos, e, assim, contribuído para a precisão das teorias astronômicas posteriores.

Adaptado de um artigo por: J J O'Connor e E F Robertson

abril 1999

MacTutor História da Matemática

8 comentários:

  1. Thiago Sousa da Silva 3ºB: Interessante. através de seu ciclo, em tanto tempo atras, Calipo foi o que chegou mais perto da quantidade de dias dos anos que conhecemos hoje.

    ResponderExcluir
  2. Thiago Sousa da Silva 3ºB: Interessante. através de seu ciclo, em tanto tempo atras, Calipo foi o que chegou mais perto da quantidade de dias dos anos que conhecemos hoje.

    ResponderExcluir
  3. Anna Carolina Ferreira Rosa - nº5- 3ªE
    Calipo com certeza foi uma pessoa muito importante, certamente se ele não tivesse feito todas essas descobertas sobre a astronomia hoje em dia nossos conhecimentos astronômicos estariam bem atrasados em relação ao que é hoje. É interessante ver como pessoas que viveram a tanto tempo atrás, tem tanta influencia sobre o nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  4. Gostei, muito bom além de ser muito interessante criador dos movimentos dos corpos celestes...Renata Souza 3ºD

    ResponderExcluir
  5. Eduarda da silva 3B n:07
    Muito interessante a forma que ele usa a matemática na astronomia.

    ResponderExcluir
  6. Ingrid Soares Barboza nº:11 3º"G"
    Achei bem interessante a questão das descobertas, ou melhor estudos astronômicos baseados em cálculos matemáticos que foram uteis por vários e vários anos por astrônomos posteriores e com grande influência nas teorias posteriores, considerado até como um padrão ou um modelo para as outras.

    ResponderExcluir
  7. Henrique dos Santos Rodrigues Nº14 3ºH
    Calipo fez varias observações na aria da astronomia, mas a que me chamou mais atenção foi o estudo de sobre o movimento dos corpo celestes.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal saber que ele contribuiu para a astronomia, pois gosto muito de ler sobre o assunto Michelle- 3ºH- Nº:37

    ResponderExcluir